Pedro Paulo Lima

Pedro Paulo Lima
Moderador

Convite

Amigos do blog WONDER FOGO, conheçam também o blog www.wonderfut.blogspot.com com postagens que abordam temas do futebol em geral e de outros esportes
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Uma letra que poderia resolver os problemas.

Por conta da decepção que tive nos últimos jogos do Botafogo, por causa de suas fracas atuações e derrotas inaceitáveis, deixei por um tempo de fazer comentários jogo a jogo. Espero que o time volte a jogar bem para continuar a comentar cada partida, pois as explicações pelos insucessos têm sido sempre as mesmas, que nunca convencem. Eles precisam me provar que estão trabalhando certo. Desta vez, vou tentar fazer uma crônica tomando por base uma letra, que servirá de inicial para palavras que, se bem empregadas, poderiam resolver ou amenizar os nossos problemas. A letra é C. Por quê? Porque o nosso time precisa, no momento, de:

1- Comprometimento - Seedorf já percebeu isso. A falta de títulos tem sido um problemão para o time. Se eles se comprometerem com a busca pela conquista, as coisas certamente melhorarão.
2- Confiança - Por conta da má fase e da falta de vitórias convincentes, o time perdeu a confiança no seu potencial. As jogadas não acontecem muito por conta disso. E a torcida perdeu a confiança no time.
3- Craques- Contratamos dois (Seedorf e Lodeiro), temos pelo menos mais dois (Jeferson e Renato), mas isso é pouco quando no elenco temos jogadores fracos tecnicamente, que atrapalham o rendimento do time. Precisamos de mais craques, mas sei que não é fácil achá-los e comprá-los.
4- Companheirismo - Acho que não é o maior problema, pela demostração de amizade entre os atletas. Mas que esse bom clima não se deteriore com a má campanha.
5- Calma - O time não pode se desesperar por conta de um mau resultado, mas é o que tem acontecido. Perde um jogo, segue-se outros tropeços.
6- Categoria - o futebol apresentado está fraco. O torcedor quer ver jogadas de efeito, associadas à garra e condição física. A tática é importante, mas é a categoria dos jogadores que atrai público.
7- Classificação - o primeiro objetivo é classificar-se para a Libertadores, o que não é fácil. Mas o campeonato não está tão complicado neste aspecto. Basta acreditar.
8- Conquista - Um título importante resolveria tudo. Mas se fósse fácil chegar nele, já teríamos ganho. Não basta fazer boa campanha e no final, nada. Precisamos conquistar algo urgentemente.
9- Casa alvinegra - O Botafogo ainda não assimilou o fato do Engenhão ser nosso. O que falta para decorarmos aquilo de preto e branco por todos os lados? Exigências contratuais? Respeito aos rivais que também jogam lá? Nada justifica.
10-Comissão técnica - Lamento dizer, mas Oswaldo de Oliveira não dá mais. Porque não trocá-lo por Ney Franco, por exemplo, que está mal no São Paulo? Ou radicalizar, trazendo um Felipão ou outro top do futebol brasileiro? Qualquer um, menos o "zen" Oswaldinho.

Para não ficar só em cima dos jogadores e diretoria, acho que a torcida precisa refletir também.

1- Comparecimento - Quando a fase é negra, compreende-se a ausência, mas temos tido bons momentos e, mesmo assim. a presença da torcida é fraca. Vamos reagir, galera. Outros clubes, mesmo em melhor momento, também lidam com a falta de público, mas a repercussão não é a mesma. Fica feio pra nós o Engenhão vazio.
2- Cobrança - Não podemos porém nunca deixar de cobrar a diretoria, mas sem radicalismo. Vamos valorizar as coisas boas e exigir melhoras nas ruins, mas com a classe do botafoguense. Assim eles não darão mais espaço.
3- Crédito - A pressa ás vezes atrapalha. A cada derrota, parece que nada mais presta. Vamos dar crédito a quem esteja apenas num momento ruim. Já perdemos vários bons jogadores por conta dessa afobação do torcedor.
4- Cautela - Por outro lado, a ansiedade por títulos faz a torcida "avançar etapas", ou seja, o time ganha um jogo e o torcedor já grita: seremos campeões! Calma galera, nem mesmo o Galo mineiro pode falar isso agora.
5- Calor humano - Os jogos do Bota no Engenhão estão muito frios, com o torcedor paradão, apenas assistindo, sem incentivar. Só quando faz um gol a coisa muda. O incentivo do torcedor é fundamental para o clube alcançar seus objetivos.

Se lembrar de outros  tópicos, eu volto ao assunto.


1 comentários:

Bruno disse...

Brother, apesar dessa má fase, não se entregue. Continue postando, mesmo que seja pra continuar criticando e cobrando (mesmo que seja cansativo e repetitivo). Quem é Botafoguense assimila e te apoia de qualquer jeito. Curto muito o blog. Parabéns e bom retorno. Saudações Alvinegras!