Pedro Paulo Lima

Pedro Paulo Lima
Moderador

Convite

Amigos do blog WONDER FOGO, conheçam também o blog www.wonderfut.blogspot.com com postagens que abordam temas do futebol em geral e de outros esportes
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

#botafogo107anos


Hoje, dia 12 de agosto, o Botafogo de FUTEBOL completa 107 anos de gloriosa existência. Destaquei a palavra futebol porque o clube tem três datas para comemorar: a fundação do clube de regatas (em 1894), a do futebol (1904) e a fusão dos dois (1942) que gerou o BFR - Botafogo de Futebol e Regatas. Ou seja: se considerarmos que o Fla e o Vasco foram fundados como regatas e começam sua história desse ponto, o Botafogo nasceu em 1894, sendo o mais antigo entre os quatro grandes do Rio.

Mas o que se comemora hoje, pelo Brasil inteiro (chegou a estar na liderança dos Trending Topics do Twitter nacional) é o aniversário do Botafogo Futebol Clube, onde começou essa paixão que é o futebol alvinegro. Não vou aqui relatar os fatos históricos do clube, apenas destacar algumas personalidades que passaram e honraram essa camisa e essa instituição (pra ver se a mídia moderna se toca e dá o devido valor a esse clube). Quem tem em sua história, nomes como Garrincha, Nilton Santos, Jairzinho, Zagallo, Heleno de Freitas, Didi, Gerson, Paulo César, Marinho Chagas, Manga, Leônidas da Silva, Mendonça, Mário Sérgio, Amarildo, Roberto Miranda, Túlio Maravilha, Maurício, Alemão, Dodô, Bebeto, Loco Abreu? Devo ter esquecido muitos outros com a mesma qualidade. E quantos personagens marcantes, como Carlito Rocha, Biriba, Bebeto de Freitas, Emil Pinheiro, o Manequinho, Russão, Tolito, Tarzan... E seus torcedores ilustres, como Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, Carlos Imperial, Agnaldo Timóteo, Régis Cardoso, Glória Menezes, Lúcio Mauro, Flávia Alessandra e tantos outros?

O espaço é pequeno para tanta história. As conquistas são inúmeras, mas poderiam ser bem mais, se o imponderável não convivesse diariamente conosco. Quantos títulos nos foram tirados pelos homens de preto (agora de amarelo, de azul...). E o nosso belíssimo patrimônio, como o antigo estádio e o palacete de General Severiano, em Botafogo (nós somos o único clube grande do Brasil que ainda reside no seu bairro que deu origem ao seu nome) e o monumental Engenhão (é nosso sim, por pelo menos 40 anos). Ainda tem o futuro, solidificado com o novo CT de Marechal Hermes. Portanto, parabéns ao Botafogo e ao seu maior patrimônio: sua torcida, a mais fiel de todas, pois suportou com galhardia e dedicação todas os dificuldades que uma torcida pode encontrar. Superou todos os obstáculos sem abdicar do seu amor pelo Glorioso.

1 comentários:

Anônimo disse...

PARABENS FOGÃO! E POR ISSO QUE:
E NINGUEM CALA;
ESSE NOSSO AMOR;
E E POR ISSO QUE EU CANTO ASSIM
SO POR TI FÔGÔ.
FOGO OOOO FOGO OOOO
SAUDACÕES BOTAFOGUENSES
JOÃO VICENTE