Pedro Paulo Lima
Páginas
Convite
Amigos do blog WONDER FOGO, conheçam também o blog www.wonderfut.blogspot.com com postagens que abordam temas do futebol em geral e de outros esportes
Marcadores
- Aniversário (1)
- Botafogo (87)
- Brasileiro (42)
- Carioca (1)
- Clássicos (2)
- Contratações (1)
- crônica (1)
- Elenco (1)
- Engenhão (1)
- Estatística (2)
- Futebol (8)
- História (1)
- Jéferson (2)
- Juniores (2)
- Loco Abreu (1)
- Opinião (78)
- Paraolímpicos (1)
- Reforços (6)
- Seleção (3)
- Sobre o blog (2)
- Sugestão (1)
- Sul-Americana (5)
- Torcida (1)
- TV (1)
Tecnologia do Blogger.
Seguidores
WF sugere
07:01 | Postado por
Pedro Paulo Lima |
Editar página
Nesta página o site irá sugerir novos projetos, contratações, melhorias e promoções de marketing à diretoria do nosso clube. Na esperança que eles nos ouçam!
Outras sugestões do blog também constarão nesta página. Aproveitem.
23/04/11 - O Botafogo tem uma infinidade de torcedores pelo Brasil, sejam anônimos (como nós) ou famosos (ver página WF - Torcedores Famosos). Em tempos de explosão da mídia (TV, internet, etc...), o Botafogo precisa trazer essas personalidades para o seu convívio, atraindo os holofotes para o clube. Já entreguei em mãos essa sugestão ao presidente Maurício Assunção, por intermédio do amigo e eterno craque Mendonça, ficando no aguardo de uma resposta ou de sua implantação. Sugeri que a cada jogo do clube no Engenhão, duas personalidades (artistas, cantores, políticos, escritores) sejam homenageadas antes da partida, com quadro colocado no hall principal, tarde de autógrafos, camisa personalizada e lugar cativo nas cadeiras do estádio durante dois anos (para poder haver revezamento e não prejudicar a venda normal de cadeiras). Com isto, esses ilustres torcedores não seriam tratados como apenas mais um na torcida e sim com o respeito que merecem. Não é tratamento diferenciado por serem famosos, mas uma forma de atrair mais torcedores a adquirirem o progama do sócio-torcedor, a fim de assistir os jogos ao lado de seus ídolos. A mídia não-esportiva certamente fará plantão nos jogos do Bota, para pegar imagens desses vips torcendo. E por aí vai. Taí a sugestão. Quem quiser comentar, fique à vontade.
25/04/11 - Desde 2007 o Botafogo é o responsável em administrar o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. Participou da licitação e vem cumprindo com todas as obrigações. Mas parece que o clube ainda não o "adotou" como seu estádio. Poucos detalhes caracterizam o estádio como sendo do alvinegro. Está na hora do Botafogo "assumir" o estádio como seu, realmente. Minhas sugestões: 1) batizar cada entrada (ala) com nome de um craque consagrado do clube. Para sair do lugar comum (Garrincha, Nilton Santos, etc...) sugiro: Marinho Chagas, Mendonça, Túlio Maravilha e Paulo Cesar Caju (ou Alemão), para que eles estejam no local no dia da inauguração e possam ser homenageados; 2) nestas entradas, colocar posteres gigantes com as fotos desses ex-atletas; 3) decorar os arcos superiores do estádio com as cores alvinegras; 4) colocar no gramado, atrás do gol, um gigantesco escudo do clube, do tamanho do circulo central, por exemplo; 5) espalhar pelo estádio, com visão das arquibancadas, fotos de craques alvinegros. Outras idéias existem, mas essas já estão boas para começar.
25/04/11 - Cinco sugestões de livros que contam a história do nosso Glorioso:
21 depois de 21, de Paulo Marcelo Sampaio e Rafael Casé
Botafogo - Entre o céu e o inferno, de Sérgio Augusto
100 anos gloriosos, de Rafael Casé e Roberto Falcão
Botafogo, o Glorioso - Uma história em preto e branco, de Brás Pepe, Luiz Felipe Carneiro de Miranda e Nei Oscar Ribeiro de Carvalho
Meu Pequeno Botafoguense, de Helio de la Peña e ilustrações de Aroeira
28/04/11 - Como frequento bastante do Estádio do Botafogo (bem que poderia se chamar ARENA BOTAFOGO!) percebo a dificuldade de alguns torcedores assistir os clássicos quando vão acompanhados de algum parente (filhos, esposa, namorada) ou amigo que torça para o adversário do alvinegro. Não há um lugar que possamos chamar de misto, como são (ou eram) as cadeiras azuis inferiores do Maracanã (foto). Os casais ou famílias são obrigados a se separar ou alguém terá que ver o jogo (quando deixam) no meio da torcida rival. O que quero sugerir para acabar com esse problema é que as alas norte e sul, atrás dos gols, sejam consideradas mistas nos clássicos. A Oeste e a Leste já são mais que suficientes para abrigar o "grosso" das grandes torcidas do Rio. Os que não conseguirem acessar esses dois setores, assistem o jogo na Norte ou na Sul, sabendo que dividirão o espaço (espero que amigavelmente) com torcedores do outro time (questão de civilidade e respeito). Acredito que assim muitas famílias se sentirão mais motivadas em ir aos jogos, pois não ficarão no mesmo lugar das organizadas e não serão barradas por estar em companhia de torcedores de times diferentes. Pense nisso, diretoria do Fogão!
01/05/11 - Quero falar agora com o torcedor alvinegro. Todos que torcem pelo Botafogo sentem, obviamente, um imenso orgulho disso. Vencendo ou não, a paixão pelo clube permanece e aumenta a cada dia. Precisamos lembrar sempre de demonstrar isso aos outros, botafoguenses ou adversários. Sendo assim, sugiro algumas atitudes que o botafoguense deve sempre ter: 1) usar a camisa do clube o maior número de vezes possível, nas ruas, na praia, no ambiente de trabalho (quando permitido) ou em eventos esportivos ou não (shows, comícios, carnaval. etc...). Obs: menos no dia seguinte às derrotas. Senão, estaremos passando uma idéia de conformismo com o insucesso. 2) Quem morar em apartamento deve colocar uma bandeira ou um grande adesivo com o escudo do fogão na janela, para que esta janela se destaque no meio de tantas outras e mostre a quem passar que ali mora um botafoguense; 3) para quem mora em casa, hastear uma bandeira no ponto mais alto de sua residência (telhado, árvore, etc...). 4) Quem tem automóvel, colocar um adesivo com o escudo do time em lugar bem visível, para que todos no trânsito vejam que o dono do veículo é um botafoguense. 5) vale também para bicicleta, moto, lancha, carroça, ou qualquer meio de transporte. 6) para os estudantes, decorar seu material escolar com o máximo de temas relacionados ao Glorioso. Decorar também seu skate ou prancha de surf. 7) e para terminar, decorar o interior de suas residências com vários artigos (de preferência oficiais) sobre o Botafogo, para que quando uma visita pintar, ela se sinta bem recebida, pois todo botafoguense é um bom anfitrião. Só peço uma coisa: nada de pichar muros, paredes, fachadas e calçadas, com temas alvinegros ou não. Isso é crime e uma tremenda falta de educação e civilidade. Entenderam? Então mãos à obra!
10/05/11 - O Botafogo é de futebol, de regatas, mas também de vários outros esportes. Sabemos que o clube disputa várias modalidades em categorias inferiores, mas apesar do bom trabalho e de alguns bons resultados, ninguém fica sabendo, a não ser quando o placar do Engenhão, em dia de jogo, anuncia algum feito do esporte amador botafoguense. Quero sugerir que o clube procure parceiros fortes e invista pesado nas categorias principais, principalmente em esportes coletivos e olímpicos. O Basquete e o Vôlei são hoje esportes de massa, com grande cobertura da mídia. O Bota já foi campeoníssimo no vôlei e hoje está adormecido. Como seria legal vê-lo disputando a Superliga masculina ou feminina! No basquete, sinto saudade daquele momento brilhante do clube, que tinha Marcelinho Machado como principal destaque e decidiu o carioca com o Vasco em um Maracanãzinho lotado (não me lembro em que ano foi, mas eu estava lá). Só gostaria de ver a torcida acompanhando estes esportes com uma postura diferente de quando está torcendo no futebol. O público do esporte amador é mais comportado, mas não menos vibrante e apaixonado. Brigas e confusões são as razões que afastam os patrocinadores, que preferem montar times a apoiar clubes de futebol que se interessam em montar times fortes nas quadras e pistas.
13/05/11 - O Botafogo teve uma brilhante idéia de lançar uma quarta camisa, na cor cinza, que ficou muito bonita. Mas teve a infelicidade de estreiá-la em um clássico contra o Vasco, um jogo arriscado para se lançar camisa. Para piorar, sofreu uma goleada de 6 a 0, que praticamente "queimou" a camisa no dia do lançamento. Mas mesmo assim vemos muitos torcedores conprando e usando a camisa nova, por ter ficado realmente bonita, diferente, sem no entanto ferir a tradição alvinegra. Sugiro então que o marketing do clube crie uma nova camisa cinza, tão bonita quanto a anterior, mas a lance num jogo de menor risco, para que o final da história não seja o mesmo. Tenho certeza que fará um grande sucesso.
Outras sugestões do blog também constarão nesta página. Aproveitem.
23/04/11 - O Botafogo tem uma infinidade de torcedores pelo Brasil, sejam anônimos (como nós) ou famosos (ver página WF - Torcedores Famosos). Em tempos de explosão da mídia (TV, internet, etc...), o Botafogo precisa trazer essas personalidades para o seu convívio, atraindo os holofotes para o clube. Já entreguei em mãos essa sugestão ao presidente Maurício Assunção, por intermédio do amigo e eterno craque Mendonça, ficando no aguardo de uma resposta ou de sua implantação. Sugeri que a cada jogo do clube no Engenhão, duas personalidades (artistas, cantores, políticos, escritores) sejam homenageadas antes da partida, com quadro colocado no hall principal, tarde de autógrafos, camisa personalizada e lugar cativo nas cadeiras do estádio durante dois anos (para poder haver revezamento e não prejudicar a venda normal de cadeiras). Com isto, esses ilustres torcedores não seriam tratados como apenas mais um na torcida e sim com o respeito que merecem. Não é tratamento diferenciado por serem famosos, mas uma forma de atrair mais torcedores a adquirirem o progama do sócio-torcedor, a fim de assistir os jogos ao lado de seus ídolos. A mídia não-esportiva certamente fará plantão nos jogos do Bota, para pegar imagens desses vips torcendo. E por aí vai. Taí a sugestão. Quem quiser comentar, fique à vontade.
25/04/11 - Desde 2007 o Botafogo é o responsável em administrar o Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão. Participou da licitação e vem cumprindo com todas as obrigações. Mas parece que o clube ainda não o "adotou" como seu estádio. Poucos detalhes caracterizam o estádio como sendo do alvinegro. Está na hora do Botafogo "assumir" o estádio como seu, realmente. Minhas sugestões: 1) batizar cada entrada (ala) com nome de um craque consagrado do clube. Para sair do lugar comum (Garrincha, Nilton Santos, etc...) sugiro: Marinho Chagas, Mendonça, Túlio Maravilha e Paulo Cesar Caju (ou Alemão), para que eles estejam no local no dia da inauguração e possam ser homenageados; 2) nestas entradas, colocar posteres gigantes com as fotos desses ex-atletas; 3) decorar os arcos superiores do estádio com as cores alvinegras; 4) colocar no gramado, atrás do gol, um gigantesco escudo do clube, do tamanho do circulo central, por exemplo; 5) espalhar pelo estádio, com visão das arquibancadas, fotos de craques alvinegros. Outras idéias existem, mas essas já estão boas para começar.
25/04/11 - Cinco sugestões de livros que contam a história do nosso Glorioso:
21 depois de 21, de Paulo Marcelo Sampaio e Rafael Casé
Botafogo - Entre o céu e o inferno, de Sérgio Augusto
100 anos gloriosos, de Rafael Casé e Roberto Falcão
Botafogo, o Glorioso - Uma história em preto e branco, de Brás Pepe, Luiz Felipe Carneiro de Miranda e Nei Oscar Ribeiro de Carvalho
Meu Pequeno Botafoguense, de Helio de la Peña e ilustrações de Aroeira
28/04/11 - Como frequento bastante do Estádio do Botafogo (bem que poderia se chamar ARENA BOTAFOGO!) percebo a dificuldade de alguns torcedores assistir os clássicos quando vão acompanhados de algum parente (filhos, esposa, namorada) ou amigo que torça para o adversário do alvinegro. Não há um lugar que possamos chamar de misto, como são (ou eram) as cadeiras azuis inferiores do Maracanã (foto). Os casais ou famílias são obrigados a se separar ou alguém terá que ver o jogo (quando deixam) no meio da torcida rival. O que quero sugerir para acabar com esse problema é que as alas norte e sul, atrás dos gols, sejam consideradas mistas nos clássicos. A Oeste e a Leste já são mais que suficientes para abrigar o "grosso" das grandes torcidas do Rio. Os que não conseguirem acessar esses dois setores, assistem o jogo na Norte ou na Sul, sabendo que dividirão o espaço (espero que amigavelmente) com torcedores do outro time (questão de civilidade e respeito). Acredito que assim muitas famílias se sentirão mais motivadas em ir aos jogos, pois não ficarão no mesmo lugar das organizadas e não serão barradas por estar em companhia de torcedores de times diferentes. Pense nisso, diretoria do Fogão!
01/05/11 - Quero falar agora com o torcedor alvinegro. Todos que torcem pelo Botafogo sentem, obviamente, um imenso orgulho disso. Vencendo ou não, a paixão pelo clube permanece e aumenta a cada dia. Precisamos lembrar sempre de demonstrar isso aos outros, botafoguenses ou adversários. Sendo assim, sugiro algumas atitudes que o botafoguense deve sempre ter: 1) usar a camisa do clube o maior número de vezes possível, nas ruas, na praia, no ambiente de trabalho (quando permitido) ou em eventos esportivos ou não (shows, comícios, carnaval. etc...). Obs: menos no dia seguinte às derrotas. Senão, estaremos passando uma idéia de conformismo com o insucesso. 2) Quem morar em apartamento deve colocar uma bandeira ou um grande adesivo com o escudo do fogão na janela, para que esta janela se destaque no meio de tantas outras e mostre a quem passar que ali mora um botafoguense; 3) para quem mora em casa, hastear uma bandeira no ponto mais alto de sua residência (telhado, árvore, etc...). 4) Quem tem automóvel, colocar um adesivo com o escudo do time em lugar bem visível, para que todos no trânsito vejam que o dono do veículo é um botafoguense. 5) vale também para bicicleta, moto, lancha, carroça, ou qualquer meio de transporte. 6) para os estudantes, decorar seu material escolar com o máximo de temas relacionados ao Glorioso. Decorar também seu skate ou prancha de surf. 7) e para terminar, decorar o interior de suas residências com vários artigos (de preferência oficiais) sobre o Botafogo, para que quando uma visita pintar, ela se sinta bem recebida, pois todo botafoguense é um bom anfitrião. Só peço uma coisa: nada de pichar muros, paredes, fachadas e calçadas, com temas alvinegros ou não. Isso é crime e uma tremenda falta de educação e civilidade. Entenderam? Então mãos à obra!
10/05/11 - O Botafogo é de futebol, de regatas, mas também de vários outros esportes. Sabemos que o clube disputa várias modalidades em categorias inferiores, mas apesar do bom trabalho e de alguns bons resultados, ninguém fica sabendo, a não ser quando o placar do Engenhão, em dia de jogo, anuncia algum feito do esporte amador botafoguense. Quero sugerir que o clube procure parceiros fortes e invista pesado nas categorias principais, principalmente em esportes coletivos e olímpicos. O Basquete e o Vôlei são hoje esportes de massa, com grande cobertura da mídia. O Bota já foi campeoníssimo no vôlei e hoje está adormecido. Como seria legal vê-lo disputando a Superliga masculina ou feminina! No basquete, sinto saudade daquele momento brilhante do clube, que tinha Marcelinho Machado como principal destaque e decidiu o carioca com o Vasco em um Maracanãzinho lotado (não me lembro em que ano foi, mas eu estava lá). Só gostaria de ver a torcida acompanhando estes esportes com uma postura diferente de quando está torcendo no futebol. O público do esporte amador é mais comportado, mas não menos vibrante e apaixonado. Brigas e confusões são as razões que afastam os patrocinadores, que preferem montar times a apoiar clubes de futebol que se interessam em montar times fortes nas quadras e pistas.
13/05/11 - O Botafogo teve uma brilhante idéia de lançar uma quarta camisa, na cor cinza, que ficou muito bonita. Mas teve a infelicidade de estreiá-la em um clássico contra o Vasco, um jogo arriscado para se lançar camisa. Para piorar, sofreu uma goleada de 6 a 0, que praticamente "queimou" a camisa no dia do lançamento. Mas mesmo assim vemos muitos torcedores conprando e usando a camisa nova, por ter ficado realmente bonita, diferente, sem no entanto ferir a tradição alvinegra. Sugiro então que o marketing do clube crie uma nova camisa cinza, tão bonita quanto a anterior, mas a lance num jogo de menor risco, para que o final da história não seja o mesmo. Tenho certeza que fará um grande sucesso.
Assinar:
Postagens (Atom)