Pedro Paulo Lima

Pedro Paulo Lima
Moderador

Convite

Amigos do blog WONDER FOGO, conheçam também o blog www.wonderfut.blogspot.com com postagens que abordam temas do futebol em geral e de outros esportes
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

domingo, 4 de dezembro de 2011

Vamos pensar positivo


Foi um final de ano para o Botafogo esquecer. Ou então ficar lembrando para não repetir em 2012. Mas como sou um cara ao mesmo tempo realista e otimista, posso ver coisas interessantes neste desfecho de temporada, projetando 2012. Primeiro, como o campeão foi o Corinthians, todos os demais perderam o campeonato, não só o Botafogo. Tem time sofrendo por ter terminado como vice-campeão. Outros dois estão fazendo festa por conquistar o direito de PARTICIPAR da Libertadores! Participar não é sinônimo de ganhar! É claro que eu gostaria de ver o Botafogo em 2012 na Libertadores. Porém não fizemos por merecer. Temos que nos contentar com as outras competições.

Mas olhando por um outro prisma, vejam só: 1) os três rivais estarão 100% concentrados na Libertadores e deixarão o estadual de lado. É a nossa chance de ganhar mais um caneco; 2) 2012 é o último ano em que os clubes da Libertadores não jogam a Copa do Brasil. Portanto, Corinthians, Santos, Vasco, Fluminense, Flamengo e Inter não serão nossos adversários na Copa do Brasil. Caminho facilitado. E que ninguém venha agora desvalorizar a competição. Quando o Fla, o Flu, Vasco conquistam, ela é importante. Quando outro vence, não vale nada? 3) Se o Botafogo resolver levar a sério a Copa Sul-Americana (como fez o Vasco este ano, sendo elogiado por todos), tá mole de ganhá-la, pois de grande time brasileiro só tem Botafogo, São Paulo, Palmeiras e Grêmio. Dependendo da motivação deles, podem ir caindo pelo caminho e nos beneficiar.

Para tudo isso acima acontecer, o preciso que o clube monte um time forte e competitivo, além de um grande elenco, para aguentar a onda de várias competições juntas. Não estou aqui querendo dizer que está tudo bem, que estou feliz com o time ficando mais um ano sem título nacional e sem ir para a Libertadores, nada disso. A vergonha já foi feita. Só estou querendo enxergar o momento de uma outra forma, um pouco mais otimista. Mas se não ocorrerem mudanças drásticas no time e na direção, repetiremos 2011, mesmo com as facilidades e perspectivas que relacionei.

2011 já era (para todos). Vamos pensar no ano que vem!

0 comentários: