Pedro Paulo Lima

Pedro Paulo Lima
Moderador

Convite

Amigos do blog WONDER FOGO, conheçam também o blog www.wonderfut.blogspot.com com postagens que abordam temas do futebol em geral e de outros esportes
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Existe título mentiroso?

Poderia falar sobre a classificação do Botafogo para as oitavas da Copa do Brasil - empate com o Guarani por 0 a 0 e confronto na nova fase com o Vitória, sendo o jogo de ida em Salvador e a volta no Engenhão. Poderia comentar Loco Abreu no banco de reservas e a ânsia da imprensa em fomentar crise onde não tem. Poderia já projetar a semifinal de sábado contra o Bangu pela Taça Rio. 

Mas neste post quero falar sobre a tal invencibilidade do Botafogo nesta temporada de 2012. Depois que um jornalista usou uma expressão para diminuir o feito do alvinegro - "invencibilidade mentirosa"- por termos empatado 10 dos 20 jogos, vários outros colunistas foram pelo mesmo caminho, depreciando a sequência invicta do Bota sob o argumento de que o time não está jogando bonito e por isso tem empatado demais.

Pois bem. O assunto em questão é INVENCIBILIDADE. Não estamos analisando o comportamento do time em campo. A sequência invicta mostra que em 20 oportunidades tentaram nos derrotar e não conseguiram. Mostra que o torcedor alvinegro ainda não voltou pra casa decepcionado com uma derrota nesta temporada. E confirma o fato que de três resultados no futebol, o pior deles o Botafogo ainda não conhece este ano. O que há de mentiroso nisso? Se o momento for de se comentar o desempenho do time, vá lá. Estamos devendo boas atuações. Mas com essa sequência invicta, o time está vivo na Copa do Brasil e caminha para uma final de Taça Rio, que pode dar vaga à decisão do estadual. 

De que adiantaria exibições lindas se os resultados não viessem? Se o empate fosse tão negativo, muitos campeões brasileiros seriam campeões "mentirosos" pois conquistaram a taça com empates. Exemplo: Bahia em 1988, Vasco em 1997, São Paulo em 1986, Corinthians em 1999, Coritiba em 1985, entre tantos outros. O empate pode até ser um resultado negativo, mas depende das circunstâncias. No caso do Botafogo atual não. Estes empates podem o estar levando a dois títulos. Títulos verdadeiros.

0 comentários: