Pedro Paulo Lima

Pedro Paulo Lima
Moderador

Convite

Amigos do blog WONDER FOGO, conheçam também o blog www.wonderfut.blogspot.com com postagens que abordam temas do futebol em geral e de outros esportes
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

quarta-feira, 11 de abril de 2012

O torcedor alvinegro


Nesta quarta (11/04) o programa Globo Esporte mostrou uma reportagem onde tentava entender o comportamento do torcedor do Botafogo, que mesmo com o time invicto no ano continua impaciente e implicando com o time e os jogadores. Todo torcedor é inconstante, sendo amável e fiel nos momentos bons, mas exigente e tenso nas horas difíceis. Mas no caso do botafoguense vale uma análise mais profunda. 

Na minha opinião de torcedor, entendo que a história sofrida (jejum de títulos, perda de decisões, rebaixamento) faz com que o alvinegro pense que, se não exigir, cobrar, reclamar, estes momentos ruins voltarão. Quando uma campanha começa bem, vem à memória botafoguense várias situações em que o time começa a mil, mas perde-se durante a competição e não alcança seu objetivo. Outra coisa que atormenta o torcedor do Bota é a incrível constância em levar gols nos minutos finais dos jogos, gerando derrotas doloridas ou eliminações precoces. Sem falar nos jogos onde a arbitragem é diretamente ligada ao insucesso do time. Não podemos esquecer também de jogadores contratados que não tem nenhuma condição técnica, o que irrita demais os alvinegros.

Por tudo isso (e algo que tenha esquecido) o torcedor dá uma de São Tomé: só vendo pra crer. Isso não quer dizer que ele não acompanha o clube (não conheço nenhum torcedor do Fogão que fique alheio a uma partida do time). A fidelidade é inquestionável. Ele está sempre pronto para defender seu clube de coração em qualquer discussão sobre futebol. Está sempre atento aos tropeços dos rivais para zoar e curtir o insucesso dos "co-irmãos". Compra os produtos do clube e veste orgulhosamente o manto alvinegro. 

Poderia, pórém, pretigiar um pouco mais o time no estádio, apesar de já ter  demostrado várias vezes sua pujança, superlotando as arquibancadas mesmo em jogos sem apelo. Só acho que esta impaciência que ele vem mostrando ultimamente tem sido prejudicial ao time. Pelo fato de outros clubes terem obtido sucesso recentemente, a comparação é inevitável e o torcedor se sente no direito e na obrigação de exigir comportamento igual por parte do time e da diretoria. Como atualmente só se valoriza quem vence, o torcedor quer a vitória a qualquer custo, sem entender que há um adversário a ser ultrapassado. 

A gloriosa história do clube, sempre um celeiro de craques, com uma constelação inigualável de grandes jogadores e vitórias memoráveis alimenta essa obssessão em ver de volta a superioridade que o Botafogo exercia sobre os rivais, especialmente nos anos 50 e 60 (faz tempo!). A atual diretoria tem  procurado atender o torcedor, montando um elenco caro e com bons jogadores, além de dar uma estrutura invejável a todos os atletas e associados. Mas futebol é um esporte e quase sempre o imponderável impera. 

Vamos torcer para que o verdadeiro torcedor supere estes botafoguenses que querem impor este pessimismo que só serve para atrapalhar o processo de ressurgimento do nosso querido clube. E torcer também para que as conquistas apareçam, pois assim a paz estará selada de vez entre time e parte da torcida. A imensa maioria dos botafoguesnes estará sempre do lado da estrela solitária.

0 comentários: