Pedro Paulo Lima

Pedro Paulo Lima
Moderador

Convite

Amigos do blog WONDER FOGO, conheçam também o blog www.wonderfut.blogspot.com com postagens que abordam temas do futebol em geral e de outros esportes
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Injustificável


29 de abril. O Botafogo vence o Vasco (o mesmo que segue vivo na Libertadores) por 3 a 1 se garante na final do carioca, ao conquistar a Taça Rio, apenas um turno mas, como o botafoguense conhece o time que torce, comemora como se fosse um mundial de clubes. Quarta-feira, 02 de maio, o Botafogo arranca um bom empate em Salvador e motiva seu torcedor a sonhar com um título nacional, a Copa do Brasil. Passam-se sete dias e qual é o quadro atual? Um time totalmente desmoralizado, fora das duas competições (alguém acredita em uma vitória, mesmo de 1 a 0, no domingo?) e com sua torcida cabisbaixa, revoltada e tendo que aturar as piadinhas tão comuns atualmente nas redes sociais (coisa de quem não tem o que fazer). 

Há alguma justificativa para isso? Claro que não. Como um time que há uma semana estava na crista da onda, pode desandar de tal maneira? É fácil colocar a culpa nos jogadores, no treinador e na diretoria. E são responsabilidades deles sim. Mas o Botafogo apenas repetiu o que tem feito nos últimos anos, com jogadores, treinadores e diretorias diferentes: mostrar a todos que não está preparado para decidir ou sequer disputar as competições em alto nível. 

Chego a conclusão que o BOTAFOGO DE FUTEBOL E REGATAS é um clube desequilibrado emocionalmente para as duas situações que envolvem o futebol: o sucesso e o fracasso. Quando faz uma boa campanha, com algumas vitórias e vislumbra um final consagrador, passa a agir com auto-suficiência, achando que já está no nível dos melhores e que nada vai separá-lo da conquista final. Aí vem a derrocada e o clube (não falo só do time) entra em parafuso, afunda-se em crise e revolta seu torcedor, que passa a cobrar mudanças radicais, que raramente são atendidas. Por falar no torcedor, o amor dele pelo time é infinito, mas a paciência já acabou faz tempo. Está difícil assistir a um jogo no Engenhão no meio da galera. Todos se acham treinadores e passam 90 minutos exigindo mudanças, algumas absurdas. Muitos "torcedores" estão merecendo passar por isso, mas a grande maioria, não. Essa só quer poder torcer para um clube normal, que ganha e perde dentro da normalidade do futebol. Já chega de acompanhar o time, apoiar, torcer e no final sofrer decepções tão corriqueiras na história do Botafogo. 

Por isso acho que nada vai adiantar contratações caras e mirabolantes se o clube não mudar sua maneira de encarar o futebol. Chega de superstições, oba-oba ou chororô. Vamos agir como pessoas civilizadas, inteligentes e sensatas. Que a diretoria olhe mais para o futebol e menos para o marketing. Que contrate jogadores experientes e com currículo, além de dar real chance à garotada, sem esquecer de dispensar quem não está honrando a camisa, ou seja, quase todos.  Que o time só comemore alguma coisa após garantir a conquista. Que a torcida compareça e incentive, desde que o time corresponda. Se não quiser apoiar, que fique em casa. E que pare de usar as redes sociais apenas para exercer seu lado negativamente crítico, quando o local seria ótimo para passar sugestões, palavras de incentivo, etc.. Hoje entendo ser difícil agir assim, mas caso as coisas melhorem, que não fiquem "jogando contra", pois em nada ajudará ao seu clube de coração. 

Mudanças já, em todos os níveis!!!

0 comentários: