Pedro Paulo Lima

Pedro Paulo Lima
Moderador

Convite

Amigos do blog WONDER FOGO, conheçam também o blog www.wonderfut.blogspot.com com postagens que abordam temas do futebol em geral e de outros esportes
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

sábado, 31 de março de 2012

Um clube de personagens


Em todas as discussões sobre futebol, quando o assunto é títulos o Botafogo, infelizmente, fica em situação desfavorável perante aos rivais. A torcida, mesmo assim, defende sua gloriosa tradição, sem desanimar.


Mas em uma coisa os botafoguenses são imbatíveis: na capacidade de produzir personagens ricos em história e carisma. Todos podem destacar seus próprios ídolos, mas no Botafogo seus ícones são um prato feito até para se fazer filme. Os principais exemplos são Garrincha, personagem do filme "Estrela Solitária", e agora Heleno, o "Príncipe Maldito", filme que estreou nesta sexta, dia 30/03. Não vou aqui contar a saga deste cracaço, pois não sou historiador e nem quero competir com o que o filme vai relatar. Só quero destacar que tenho quase certeza que as torcidas rivais devem ficar com uma tremenda inveja, pois futebol não é só números, taças e faixas de campeão. É também história, folclore, vidas dedicadas ao esporte com finais nem sempre felizes.


Mas faz parte. Não me lembro de outro filme com algum futebolista brasileiro cercado de tanta espectatriva como esse do Heleno. Nem Pelé ganhou um filme igual. "Pelé Eterno" é mais um documentário do que uma obra cinematográfica. Garrincha merecia um filme melhor, já que sua história também é riquíssima. Posso citar outros personagens alvinegros inesquecíveis, como Carlito Rocha, Nilton Santos, João Saldanha, Emil Pinheiro e o irreverente Túlio Maravilha. Não falo de craques (Nilton foi), mas de personagens intrigantes. Parabéns, Botafogo, pela sua gloriosa história e pelos seus inigualáveis personagens.

0 comentários: