Pedro Paulo Lima

Pedro Paulo Lima
Moderador

Convite

Amigos do blog WONDER FOGO, conheçam também o blog www.wonderfut.blogspot.com com postagens que abordam temas do futebol em geral e de outros esportes
Tecnologia do Blogger.

Seguidores

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Respeitou demais


O Botafogo, seja em que momento estiver, tem muita dificuldade de conseguir vitórias nos clássicos. Quando acontece, é porque conseguiu gols logo no início e aproveitou o momento ruim do adversário. Já goleamos, principalmente o Vasco, e já vencemos Fla e Flu. Mas desde que arrendamos o Engenhão, o time não tem conseguido se impor como mandante do campo nestes confrontos. 

Será excesso de confiança? Equilíbrio técnico? Ou respeito excessivo pelo adversario? Fico mais com essa terceira hipótese. Mas porquê isso acontece? O Botafogo praticamente "joga fora" um tempo do jogo ao atuar de forma lenta, recuada, estática e aceitando a marcação adversária. Quando consegue abrir o placar, para de jogar e assiste o rival reagir no jogo (foi assim na primeira partida da final do carioca).  

No jogo de ontem, vi o Fluminense muito mais ligado no primeiro tempo, marcando mais forte e usando sua principal (talvez única) jogada: bola alta para Fred e zagueiros. Em contrapartida, o Botafogo, indesculpavelmente lento, só assustou em dois chutes de Andrezinho, um fraco e outro sem direção. Parecia que a tática era segurar o zero a zero até o intervalo e partir com tudo no segundo tempo. Mas no reinício do jogo a zaga falhou e Fred fez 1 a 0. Aliás, que comemoração foi aquela? Para muitos aquilo é gesto obceno. Teve gente indignada ao assistir. Li em um jornal que era uma homenagem à irmã Kátia. Não consegui perceber homenagem nenhuma ali. Com a palavra, Fred.  

O Botafogo passou então a jogar sério, como tinha que ser desde o início, e empatou após bela jogada de Márcio Azevedo (está jogando muito!) e gol de Andrezinho, o melhor do time ontem. Aí veio o lance capital do jogo: Fellipe Gabriel não pode perder uma chance daquela num jogo tão importante. Se chuta à meia altura, tira do Berna e corre pra galera! 

Mas agora é tarde. Resultado: um pontinho que garante o time no G4 e mantém a moral alta para o próximo jogo, contra o Santos. É fundamental um bom resultado para garantir a festa de domingo, na estreia de Seedorf. Sobre o holandês, falo depois.

0 comentários: